PRIMEIRO VOO DA STARSHIP DA SPACE X DEIXA DANOS NO SOLO DA ESTRUTURA DE LANÇAMENTO

starship

Na última quinta-feira (20), durante o primeiro voo completo do sistema formado pelos protótipos do propulsor Super Heavy e da nave Starship da SpaceX, ocorreram vários danos no solo e na estrutura do local de lançamento. Imagens do local mostram que a torre de lançamento resistiu aos motores do Starship, mas ainda assim sofreu danos claros. Acredita-se que os engenheiros da SpaceX tenham subestimado a dimensão dos danos que os motores poderiam causar, já que há uma grande cratera sob a estrutura, provavelmente causada pelo lançamento.

No início da missão, o Starship parecia estar se saindo bem, mas cerca de quatro minutos depois de deixar o solo, os estágios Super Heavy e Starship não se separaram conforme o esperado. O foguete começou a tombar e explodiu a cerca de 420 m de onde foi lançado. Além da cratera, moradores relataram uma “chuva de partículas” em uma cidade próxima.

De acordo com Olivier de Weck, professor de astronauta e engenharia do Instituto Massachusetts de Tecnologia, o raio pelo qual os detritos se espalharam, somado à perturbação causada pelo lançamento, parecem ter sido maiores do que o esperado. Ele explicou que o dano principal à plataforma de lançamento está embaixo, onde as chamas atingiram o solo, e que deve levar alguns meses para a cratera ser consertada. Ainda não há data para novos testes de voo do Starship, mas é possível que levem cerca de dois meses para acontecer. Elon Musk, CEO e fundador da SpaceX, afirmou em uma publicação no Twitter que a força dos motores durante o acionamento pode ter quebrado o concreto, ao invés de simplesmente erodi-lo.

Postagem Anterior Próxima Postagem