ECLIPSE LUNAR PARCIAL E SUPER-LUA FASCINAM OBSERVADORES EM TODO O MUNDO


Na noite de terça-feira e madrugada de quarta-feira, o céu proporcionou um espetáculo deslumbrante: um eclipse lunar parcial combinado com uma super-Lua. O fenómeno foi visível em várias partes do mundo, incluindo a América do Norte, América do Sul, África e Europa.

Um eclipse lunar parcial ocorre quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, criando uma sombra que cobre parte da superfície lunar, como se tivesse uma "mordida". Além disso, a Lua estava mais próxima da Terra do que o habitual, o que fez com que aparecesse ligeiramente maior e mais brilhante, um fenómeno conhecido como super-Lua.

Este evento foi uma das três super-Luas restantes para este ano, e marcou o segundo e último eclipse lunar de 2024, após um primeiro em março. Ao longo do ano, a Terra, o Sol e a Lua alinham-se várias vezes para gerar eclipses lunares ou solares, com quatro a sete ocorrências anuais, segundo a NASA.

O evento seguiu-se ao eclipse solar total que, em abril, mergulhou várias cidades da América do Norte na escuridão, mas desta vez, os olhares voltaram-se para a Lua. As imagens captadas em cidades como Caracas e Dubai mostram o encanto deste fenómeno astronómico que uniu entusiastas do céu em todo o mundo.
Postagem Anterior Próxima Postagem