CÁPSULA STARLINER DA BOEING PODE RETORNAR À TERRA EM BREVE, MAS SEM TRIPULAÇÃO

starliner

A cápsula Starliner da Boeing, que está atualmente acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS), deverá retornar à Terra no próximo dia 6 de setembro, segundo informações recentes da NASA. No entanto, ao contrário do que foi inicialmente planeado, a cápsula voltará completamente vazia, sem os astronautas que a utilizaram para chegar à ISS.

Motivo do Retorno Sem Tripulação

A decisão de trazer a cápsula sem tripulação foi tomada após uma análise cuidadosa do desempenho da Starliner. Durante as primeiras 24 horas da sua viagem rumo à ISS, a cápsula apresentou várias falhas nos propulsores, o que levou a NASA a considerar demasiado arriscado utilizá-la para o retorno seguro dos astronautas. Assim, os dois astronautas que viajaram na Starliner em junho permanecerão na ISS até 2025, altura em que regressarão à Terra a bordo de uma nave da SpaceX.

Detalhes do Retorno

O desacoplamento da Starliner está previsto para as 23h04 (horário de Lisboa) do dia 6 de setembro. A seguir, a cápsula deverá iniciar uma descida controlada, utilizando paraquedas, com previsão de aterragem no White Sands Space Harbor, no deserto do Novo México. Durante todo o processo, as equipas de solo da NASA irão monitorizar e guiar remotamente a cápsula, garantindo que as manobras necessárias sejam executadas de forma segura.
Postagem Anterior Próxima Postagem