A Apple introduziu uma nova função no iOS 17 que visa alertar os utilizadores quando estão muito próximos do ecrã, considerando os potenciais efeitos negativos na saúde ocular causados pela exposição excessiva a dispositivos eletrónicos. Embora os filtros protetores tenham reduzido os danos causados pelas radiações, a exposição prolongada aos ecrãs ainda pode ser prejudicial.
Alguns sintomas comuns dessa exposição incluem olhos secos ou lacrimejantes, irritação, comichão, sensibilidade à luz, visão turva ou cansada, e dificuldade de focagem.
A nova funcionalidade da Apple, denominada "distância do ecrã", está disponível no iOS 17 e pode ser ativada na seção de "Tempo de ecrã" das Definições. Essa função, desenvolvida com foco na redução do cansaço visual e no risco de miopia, especialmente em crianças, utiliza a câmara TrueDepth para medir a distância entre o ecrã e os olhos do utilizador.
Quando o iPhone detectar que está a uma distância de 30 centímetros dos olhos por um período prolongado, um alerta será exibido. É importante mencionar que o iOS 17 ainda está em fase beta e poderá ser experimentado em iPhones compatíveis. A versão final do sistema operacional está prevista para ser lançada em setembro.
Tags:
Apple