YOUTUBE VAI PROIBIR BLOQUEADORES DE ANÚNCIOS

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O YouTube está restringindo o acesso ao site para quem usa bloqueadores de anúncios, numa tentativa de incentivar a assinatura do serviço Premium, que já conta com 80 milhões de utilizadores em 2022. Ao detectar a presença de uma ferramenta de adblock, um ecrã de aviso é exibida com uma mensagem em negrito que proíbe o uso de bloqueadores de anúncios no YouTube. A mensagem oferece duas opções: permitir anúncios do YouTube ou testar o YouTube Premium. Ao clicar no botão de permitir anúncios, o software de bloqueio para de funcionar, mas não está claro se essa desativação é permanente ou precisa ser repetida a cada acesso.
 
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Os anúncios no YouTube são considerados necessários para manter o serviço gratuito para bilhões de utilizadores em todo o mundo, segundo a plataforma de vídeos. A confirmação oficial do teste foi enviada a moderadores do subreddit do YouTube, embora ainda esteja em fase inicial. O YouTube já baniu apps que impedem a reprodução de propagandas desde 2016 e, mais recentemente, desenvolvedores passaram a criar extensões para o Chrome para burlar o bloqueio.

O próprio YouTube está a testar maneiras alternativas de apresentar anúncios que não possam ser contidos por bloqueadores ou ignorados antes da reprodução. Em março do ano passado, o YouTube Vanced, popular app que bloqueava anúncios incorporados, foi descontinuado por "questões legais". O teste de bloqueio de adblockers pelo YouTube é um indício de que a empresa pode ter refinado seu algoritmo para detectar softwares de terceiros, o que pode impactar mais utilizadores no futuro.
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