No dia 8 de maio, a NASA lançou com sucesso dois pequenos satélites que vão monitorizar furacões e ciclones. Estes satélites, que fazem parte da constelação TROPICS, serão os primeiros de uma futura constelação de quatro satélites CubeSat que vão medir a formação e progressão de furacões, permitindo assim uma melhor prevenção das consequências em terra. O foguetão Electron da empresa norte-americana Rocket Lab colocou os satélites a cerca de 550 km de altitude, na órbita baixa da Terra.
Com a recolha de dados sobre precipitação, temperatura e humidade, os satélites vão melhorar as previsões meteorológicas naquele período imediato e, a longo prazo, serão úteis para uma melhor compreensão da formação e evolução dessas tempestades e melhorar os modelos climáticos. A constelação TROPICS permitirá que os cientistas "vejam realmente como as coisas estão a mudar hora a hora", como afirmou Will McCarty, cientista da NASA.
Com esta informação adicional aos dados já recolhidos pelos principais satélites meteorológicos, será possível preparar melhor para as consequências dos furacões e ciclones, como evacuações de áreas afetadas. Os últimos dois satélites da constelação TROPICS deverão ser lançados dentro de duas semanas.