O Google Drive agora tem uma nova restrição no número de arquivos que os usuários podem armazenar em suas contas, limitando-os a 5 milhões de itens, incluindo pastas e documentos. A mudança foi implementada para manter a alta performance e confiabilidade do serviço de armazenamento em nuvem, conforme explicou um porta-voz do Google Workspace.
Embora a empresa tenha afirmado que apenas um pequeno número de usuários será afetado, ela recomendou que as pessoas excluam alguns arquivos caso ultrapassem o novo limite estipulado. A nova política de limitação de arquivos pegou muitos usuários de surpresa e alguns estão tendo que mudar o local de armazenamento dos arquivos excedentes. A mudança também impactou empresas, resultando em interrupções significativas em suas operações diárias. Além disso, muitos usuários relataram problemas na criação de novas pastas, o que pode apontar para falhas no servidor do Google Drive.
A principal reclamação dos usuários é que a limitação de 5 milhões de arquivos ainda se aplica, independentemente do plano contratado, o que pode levar a custos desnecessários por mais espaço de armazenamento.