Após deliberação da ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações - a 1 de março, a Moche (MEO), Yorn (Vodafone) e WTF (NOS), alteraram os seus tarifários de modo a cumprir as novas regras.
Esta “decidiu que os operadores de telecomunicações devem terminar as ofertas que incluam pacotes de dados móveis específicos para algumas aplicações”. Sendo assim as principais operadoras sub-25 estão a ser obrigadas a alterar os seus planos.
NOS (WTF) aposta em renovação de tarifários
A partir de 30 de março de 2023, a WTF irá passar a ter disponíveis novos e renovados tarifários para os seus clientes:
MEO (Moche) aumenta a internet dos seus tarifários
De acordo com uma SMS, enviada pela MOCHE a um dos seus clientes, pode ler-se que, a partir de 1 de abril, o tarifário em questão (MOCHE 1GB) passa a ter 20GB de dados móveis de internet geral e 2.000 minutos/mês, terminando o tráfego grátis para apps. Na mesma data, acresce 2,1€ à mensalidade.
Portanto, fazendo as contas, o tarifário Moche 5GB, o que pressupõe 5GB/mês de Internet geral + 20GB/mês para apps, logo 25GB de internet no total, será atualizado para 30GB/mês de internet geral, sendo, no fundo, um aumento de 5GB mensais.
Vodafone (Yorn) segue os passos da Moche e WTF
Yorn X passa a ter 20, 30 ou 50 GB dependendo do tarifário. Os utilizadores do tarifário Yorn X 5GB já começaram a ser informados das mudanças no seu plano. Por mensagem escrita, a Yorn afirma que estes utilizadores passam a ter 30 GB de net para usarem livremente onde quiserem.
Será que 50GB são suficientes para utilizar serviços como Spotify, YouTube, Reddit, WhatsApp, etc., considerando que a ideia é promover a neutralidade da Internet e evitar a priorização de certas apps?
Tags:
Internet