O Bard, o chatbot com inteligência artificial desenvolvido pela Google, agora fala português e está disponível em Portugal. Esta ferramenta semelhante ao ChatGPT foi lançada esta quinta-feira, permitindo que os utilizadores interajam em linguagem natural com o famoso motor de busca, graças ao poder da inteligência artificial.
Embora o Bard já estivesse disponível em diversos países desde maio, ainda não tinha sido lançado na União Europeia devido às restrições de proteção de dados mais rigorosas. No entanto, esses obstáculos foram superados e agora o programa está disponível na "maior parte do mundo" e em "mais de 40 idiomas", incluindo o português, de acordo com a Google.
Esta será então a resposta da Google à crescente popularidade do ChatGPT, um programa lançado em novembro pela OpenAI, que é capaz de responder a perguntas e solicitações dos utilizadores. Milhões de pessoas utilizam programas como o ChatGPT diariamente, inclusive para fins profissionais, o que tem gerado surpresa e preocupação.
O Bard combina o conhecimento mundial com a inteligência e a criatividade dos grandes modelos de linguagem, baseando-se em informações da web para fornecer respostas inovadoras e de alta qualidade. Embora seja uma experiência inicial, ele pode ser uma saída para a criatividade e despertar a curiosidade, segundo a Google.
Além do lançamento em vários países, incluindo Portugal e Brasil, a Google introduziu novos recursos para o Bard, como a capacidade de adicionar imagens aos comandos. Os utilizadores podem carregar imagens para obter mais informações ou inspiração relacionadas a elas, mas, por enquanto, essa funcionalidade está disponível apenas em inglês.