As novas regras para baterias na União Europeia foram aprovadas na última quarta-feira, trazendo consigo a promessa de facilitar a troca de baterias nos smartphones. Até alguns anos atrás, era comum a substituição das baterias não apenas quando estavam gastas, mas também quando envelheciam. Agora, essa prática está prestes a retornar na UE graças a uma mudança na legislação.
Com 587 votos a favor, 9 contra e 20 abstenções, os eurodeputados aprovaram o acordo negociado com o Conselho da União Europeia para revisar as regras relacionadas a baterias e resíduos. A nova lei abrange todo o ciclo de vida das baterias, desde o design até o descarte, levando em consideração a evolução tecnológica e os desafios futuros do setor.
Estas medidas da União Europeia têm o objetivo de eliminar a necessidade de ferramentas especiais para acessar as baterias dos smartphones, proibindo também o uso de adesivos e exigindo que as empresas fabriquem dispositivos que permitam aos usuários remover e substituir facilmente as baterias.
Após a votação final em sessão plenária, o texto ainda precisa ser formalmente aprovado pelo Conselho e publicado no Jornal Oficial da União Europeia para entrar em vigor.
Tags:
Internet